Wednesday, November 23, 2011

Sinal Vermelho para a Ligação Rodoviária da Avenida
Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes


Considerações Gerais
A ineficiência e os transtornos humanos e ambientais causados pelo sistema de transporte urbano em nossas cidades estão afetando de forma extremamente negativa nosso País. As diferentes formas que ele assume tornaram-se monstruosas nas cidades grandes, destacando-se pelo seu tamanho o sistema vigente na Cidade de São Paulo. Conseqüentemente, investimentos, intervenções e medidas operacionais
inteligentes realizados em nossa cidade produzirão benefícios econômicos, sociais e
ambientais elevados.

No passado havia espaço para se desenvolver uma cidade ao estilo de Los Angeles em que o automóvel dominaria e moldaria a vida de seus habitantes. Usou-se e abusou-se dessa facilidade em São Paulo para o desenvolvimento do transporte privado, em que a retirada de trilhos das antigas linhas de bonde foi o golpe de graça sobre o sistema radial de transporte público que estruturou a cidade que conhecemos na metade do século passado. Investimentos e políticas de longo prazo favoráveis ao transporte rodoviário de carga e de passageiros se intensificaram com a instalação da indústria automobilística nas décadas de 60-70. Somente agora, na primeira década deste milênio, que uma política favorável ao transporte público de passageiros se impôs de forma dramática. Caso contrário, o caos presente em nosso trânsito corroerá o futuro da Cidade de São Paulo se consolidar como a principal e a mais eficiente Cidade Global do Hemisfério Sul.

A faceta mais desumana da monstruosidade em que se transformou o trânsito da Cidade de São Paulo é seu impacto sobre os cidadãos que aqui vivem. Mortes, aleijamentos, ferimentos, doenças respiratórias e cardíacas, estresse, encarceramento (velhos, crianças e demais pessoas com dificuldades de mobilidade),
são situações que infernizam a vida dos que aqui vivem. Infelizmente, de forma desigual. Razão pela qual somente agora há um consenso da população sobre a importância do transporte público, graças ao início de operações de novas linhas do metrô que estão demonstrando que conforto e rapidez são inerentes ao sistema, enquanto os corredores de ônibus que se estruturaram e continuam a ser operados de forma inadequada demonstram o contrário ao associar desconforto e lentidão ao transporte público.

Não há outra saída: ampliar e melhorar os transportes públicos na Cidade de São Paulo é o que sociedade deseja com o apoio de renomados urbanistas, médicos, engenheiros, advogados, empresários, economistas, professores, jornalistas, filósofos, religiosos, artistas, ou seja, a elite do conhecimento. Conseqüentemente, pode-se afirmar que a “intelligentsia” se uniu ao povo de São Paulo em favor do transporte público. A classe política, porém, ainda hesita diante do forte desejo da população pobre dispor de transporte privado. Vivemos hoje em círculo vicioso em que a falta de um transporte público rápido e confortável, operando em rede, continua estimulando a fuga para o automóvel ou a motocicleta por usuários cativos do transporte público. E para acelerar essa fuga, medidas favoráveis de caráter fiscal e financeiro para a compra de veículos privados têm expandido nossa frota a ponto de entupirem nossas vias públicas, gerando fortes pressões para as autoridades públicas investirem em obras que evitem males ainda maiores. Ou seja, ao invés de se destruir o monstro, continua-se alimentando-o e desviando recursos do transporte público.O círculo vicioso somente será rompido quando o sistema de transporte público de
hoje e não o daqui dezenas de anos, oferecer uma rede integrada de transporte por via ferroviária e rodoviária através de ônibus de alta capacidade operados em corredores metronizados, isto é, ônibus operados da mesma forma que os trens formado pela rede Metrô-CPTM. Complementando a rede estrutural, veículos de menor capacidade adequados às características de nossas vias públicas realizariam a alimentação da rede estrutural de maneira a se garantir acesso de pedestres ao sistema de transporte público a distâncias não superiores a 500 m. A rapidez e o conforto deveriam também estar presentes no sistema de alimentação e nas transferências de passageiros entre veículos, hoje quase sempre ignorados.

Operação Urbana Consorciada Água Espraiada
Sabendo da limitação dos orçamentos públicos, já nos anos de 1980, a sociedade foi mobilizada para criar o instrumento de Operação Urbana consorciada que condiciona investir os recursos na área de seu perímetro. Portanto, é no perímetro delimitado que devem ser aplicados os recursos da Operação Urbana Consorciada Águas Espraiadas. Entretanto, é com apreensão e pesar que testemunhamos a decisão de se realizar enorme investimento em túneis que serão utilizados basicamente por automóveis. A ineficiência sistêmica de investir em obras viárias pensando na mobilidade pode ser comprovada pela efemeridade do efeito do Trecho Sul do Rodoanel. O trânsito da Avenida dos Bandeirantes, que voltou a ficar saturada de veículos particulares em menos de um ano, é um bom exemplo. Decisões sobre investimentos em transportes não podem ser objeto de arbitrariedades e de lemas como o velho e conhecido “governar é abrir estradas” que predominou na época do Brasil agrícola. Hoje, os transportes em suas várias modalidades e tipos de serviços são organizados e operados em rede. Nenhum político ousaria definir capacidade e localização de linhas de alta e de baixa tensão no sistema elétrico que também se desenvolve e é operado em rede. Infelizmente, isso acontece continuamente no setor de transportes por ignorância, propiciando a introdução de pontes, túneis, avenidas, corredores e linhas de ônibus no sistema de transporte urbano de maneira totalmente arbitrária. Recomenda-se, portanto, que se crie na Universidade de São Paulo um grande centro de pesquisa e desenvolvimento de redes de transportes e sua avaliação no que se refere a indicadores econômicos, sociais e ambientais. Nenhum investimento público ou privado na expansão da rede estrutural da área metropolitana poderia ser realizado sem passar por ampla avaliação técnica. O Brasil, muito menos a região sede da melhor universidade da América Latina, deve desperdiçar recursos públicos em projetos de transportes mal estruturados. Qualquer especialista em trânsito dirá que
a Imigrantes está bem servida de acessos cujas capacidades somadas ultrapassam de muito a capacidade da própria rodovia, ou seja, se houver congestionamento será decorrência da falta de capacidade da rodovia dar vazão à demanda, e não dos acessos. Os túneis, se construídos, atrairão trânsito dos acessos mais distantes e vão gerar congestionamentos enormes, já presentes na Avenida Roberto Marinho hoje,
deteriorando, ainda mais, o ambiente da Operação Urbana.

Com a verba destinada aos túneis de acesso à Rodovia dos Imigrantes pode-se realizar muitas obras destinadas a melhorar o transporte público, bem como reduzir o número de mortos e feridos no trânsito por meio de intervenções que reduzam os riscos de batidas e atropelamentos na imensa área de influência direta e indireta da área abrangida pela Operação Urbana Água Espraiada. Já existem avenidas como a Pedro Bueno, Santa Catarina e Corbisier, por exemplo, que necessitam de investimentos de pequena monta para garantir sua integração com a atual Avenida Roberto Marinho e melhor atender as necessidades de transporte público da região. Especialmente da população pobre cujos barracos serão substituídos por moradias decentes, faltando-lhe, porém, transporte público aqui onde moram e trabalham e não para ir e vir de automóvel para o litoral.

Conclusão
Isto posto, sugerimos que se suspenda a licitação dos túneis visando ligar a Avenida Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes, postergando sua execução até que se demonstre que existe demanda econômica, social e ambientalmente justificável. E que os recursos poupados sejam aplicados em transporte público e na prevenção de mortes e ferimentos no trânsito na área da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada.


São Paulo, 20 de Novembro de 2011
Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito Rodoviário
World Day of Remembrance for Road Traffic Accident Victims

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