Wednesday, June 27, 2012

WWW.INSS.GOV.BR - SITE MUY AMIGO!

Sou aposentado pelo INSS há mais de dez anos. Tento, sempre que funciona, utilizar o site http://www.inss.gov.br/  Que raramente facilita o acesso pelo usuário. Hoje, por exemplo, quando tentei encontrar em SELECIONE O TIPO DE SUA MANIFESTAÇÃO para enviar reclamação à OUVIDORIA, encontrei ELOGIO e outros tipos e nada sobre RECLAMAÇÃO. Tentei DENÚNCIA, apesar de ter conotação legal e não ser uma simples reclamação. Após algum esforço, cheguei a um ponto e reconheci que não era o caminho, abandonando-o no meio. Finalmente, entrei em SOLICITAÇÃO DIVERSA e permaneci nela até o fim. Essa dificuldade já é um exemplo de "blindagem" do SITE do INSS a qualquer tipo de reclamação. Somente uma pessoa teimosa e persistente como eu, tenta concluir sua queixa.

Voltando ao assunto que desejo RECLAMAR: Já na primeira página (HOME PAGE) o INSS oferece acesso à informação sobre REVISÃO DO TETO PREVIDENCIÁRIO. Após clicar nesse item de acesso, abre-se uma página explicativa que oferece, no pé da página, aos que tem ou já tiveram a revisão de seu benefício, a possibilidade de acesso ao assunto: CLIQUE AQUI, em vermelho. Surge forte a esperança de ter chegado ao que desejo. Isso me entusiasma com o mundo eletrônico! Depois de clicar, aparece uma nova página solicitando poucas informações que puderam ser respondidas pronta e rapidamente, inclusive os caracteres (na realidade sempre letras) a serem repetidos como tem sido de praxe em acesso a dados e outras informações por razões de segurança. Feito isso, cliquei em CONSULTA, após titubear e quase clicar em FECHAR cuja utilidade foi somente a de me enervar ainda mais, como se verá a seguir. O resultado depois do clique foi sempre o mesmo: DADOS DIVERGENTES, também em vermelho. Nas primeiras vezes, culpei-me, voltando a repetir o processo lentamente a fim de evitar erros, já que sou idoso... Depois de umas quatro ou cinco tentativas, minha irritação aumentou. Tentei clicar em FECHAR, logo depois de ter preenchido cuidadosamente todos os dados solicitados, e copiado e preenchido o espaço para CARACTERES. Era minha última esperança.  Nesse momento a página desapareceu. Nem os DADOS DIVERGENTES em vermelho apareceram. Nervoso e extenuado, peço encarecidamente que corrijam esses erros e tornem o SITE do INSS um espaço confiável e amigável. Uma auditoria técnica poderia ajudar muito! Pois jovens especialistas em informática somente funcionam bem com vigilância permanente do DONO do SITE, no caso o INSS. Eles não estão nem aí, se centenas de pessoas perdem seu tempo e calma tentando obter dados e informações corretas por meio eletrônico. Essa é minha reclamação construtiva em favor de nosso País que deseja se tornar um país democrático, igualitário e desenvolvido. Grato pela sua atenção. Tomo a liberdade de publicar esta minha reclamação em meu BLOG, http://ejdaros.blogspot.com/  onde também será divulgada a resposta que obtiver da Ouvidoria do INSS. Assina: Eduardo José Daros, SEU APOSENTADO.



SOCORRRRROOOOO!: Após ter clicado em ENVIAR, sou novamente surpreendido com Ocorreu um Erro no Servidor Obter Detalhes, em vermelho e sublinhado. Cliquei para saber o que aconteceu e eis que surge o texto abaixo para me atormentar ainda mais. Caso o prezado leitor possa me explicar o que realmente ocorreu, agradeço sua atenção me informando. Como fui previdente, pois estou habituado à linha telefônica que cai quando reclamo e erro  em remessa de reclamação pelo computador, salvei este texto antes de enviar. O argumento é sempre falha técnica. No caso do computador, quando se escreve diretamente no formulário da instituição, além de limite de caracteres - revelado para quem escreve – há o limite de tempo para preencher o formulário – esse quase sempre oculto. Preocupado com isso, apertei o CTRL C antes de clicar e enviar, pois perderia o material de minha queixa. Agora ela irá por correio em Carta Registrada, pois guardo da infância a lembrança tormentosa registrada em minha mente infantil quando presenciei, a caminho da escola, a exposição de milhares de cartas que se encontravam no porão do antigo prédio do correio demolido. Seu assoalho era de madeira cujas frestas foram aproveitadas para esconder essas cartas não enviadas...



Os Detalhes sobre o Erro Ocorrido que me impossibilitou de encaminhar a reclamação ao INSS são os seguintes:

java.lang.NullPointerException

at br.gov.mps.souweb.web.dwr.CadastrarManifestacao.tratarDadosComuns(CadastrarManifestacao.java:325)

at br.gov.mps.souweb.web.dwr.CadastrarManifestacao.salvarManifestacaoDiversa(CadastrarManifestacao.java:1303)

at br.gov.mps.souweb.web.dwr.CadastrarManifestacao$$FastClassByCGLIB$$6bbef3c6.invoke(:-1)

at net.sf.cglib.proxy.MethodProxy.invoke(MethodProxy.java:149)

at org.springframework.aop.framework.Cglib2AopProxy$CglibMethodInvocation.invokeJoinpoint(Cglib2AopProxy.java:698)

at org.springframework.aop.framework.ReflectiveMethodInvocation.proceed(ReflectiveMethodInvocation.java:148)

at org.springframework.aop.framework.adapter.ThrowsAdviceInterceptor.invoke(ThrowsAdviceInterceptor.java:118)

at org.springframework.aop.framework.ReflectiveMethodInvocation.proceed(ReflectiveMethodInvocation.java:170)
                  
                  etc...   etc....     etc.....
                                             FIM  

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